São João dos Patos/MA tem a primeira secretaria voltada para as políticas para as pessoas com deficiência do Maranhão

.

Matéria de arquivo:Notícia 517 de 27/03/2014
.

"Que sirva de exemplo para Caxias, mesmo esta matéria e ação ter sido iniciada em março do ano passado"

A primeira secretaria municipal voltada para o tema das pessoas com deficiência do estado do Maranhão foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (24) no município de São João dos Patos/MA. A posse do primeiro titular da pasta, o secretário Francisco Leosvan, marcou o ato simbólico do início das atividades da Secretaria Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência.
A cerimônia contou com a presença do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). "É importante participar deste evento que inicia uma nova era de respeito à garantia de direitos das pessoas com deficiência em São João dos Patos e aqui no Estado do Maranhão. É o momento em que vemos a política nacional das pessoas com chegando a várias partes do interior do país, disse o secretário, que na última quinta-feira (20), participou da criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Audiodescrição do país, em Juiz de Fora/MG e, na sexta-feira (21), da inauguração da Central de Interpretação de Libras (CIL) na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Ações da SDH/PR em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da prefeitura do município cearense da região do Cariri.
"Nossa celebração acontece por que a partir de hoje, os cidadãos patoenses contam com um órgão estratégico que passa a centralizar a articulação e a implementação de ações políticas para o segmento, trabalhando o tema de forma transversal com as outras secretarias do município relacionadas ao tema como Saúde, Educação, Transportes Urbanos, Assistência Social, entre outras", destacou.
Para a vice-prefeita Elizamar Lima Sá, a criação da secretaria fará com que moradores pessoas dizem de ser cidadãos no papel. "É importante que as pessoas tenham a possibilidade de viver plenamente além das suas limitações, superando preconceitos e medos, com o entendimento de que a deficiência está nos espaços".
Com um histórico de militância política em prol do segmento, o novo secretário, Francisco Leosvan, é cadeirante e foi coordenador do Fórum Estadual de Entidades e Patologias do Maranhão, é o fundador da Associação dos Deficientes Físicos (ADV) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São João dos Patos.
"O grande desafio é discutir as pautas da educação, saúde,  acessibilidade e mercado de trabalho nessa perspectiva inclusiva. O trabalho mais ainda porque é um trabalho que deve se estender à família, pois muitas ainda impedem que a pessoa busque desenvolver seu papel de cidadão e cidadã de forma completa por conta de uma super proteção", avaliou.

Conselheiros apoiam criação do novo órgão

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência estiveram que estiveram presentes no evento apoiaram a  ńova secretaria. "É um grande passo, uma grande vitória, foi muito trabalho dos militantes para chegarmos até aqui, afirmou a conselheira da sociedade civil, Thayllany Carvalho Araújo, que representa a Igreja Católica. Para ela o novo órgão será um instrumento importante para que as políticas públicas alcancem as pessoas com deficiência. São João dos Patos/MA, com 30 mil habitantes tem cerca de 8 mil pessoas com deficiência. "Com essa secretaria teremos um trabalho de buscas que vai nos mostrar quem são essas pessoas com deficiência e onde estão".
Conselheira do poder público, Maria José da Silva Rocha, da Secretaria Municipal de Assistência Social considera a criação da secretaria "um acerto", tanto para a Prefeitura como para as pessoas com deficiência. "O conselho já foi criado há algum tempo e funciona bem, mas com a secretaria ele passa a ter um apoio. Teremos sede, propostas, projetos e apoio para muitas ações", afirmou.
Também participaram da mesa de abertura a Secretária da Mulher, Das Dores Melo; a Coordenadora Estadual da Pessoa com Deficiência, Thaís Cavalcante, da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, além da coordenadora estadual dos Direitos Humanos, Maria Dalva.
Assessoria de Comunicação Social

Postar um comentário

0 Comentários